Seguindo o novo posicionamento, “Moda Sem Ponto Final”, recém-lançado pela marca, no qual reforça o propósito em Sustentabilidade e Durabilidade, a Malwee acaba de lançar o Malwee Jeans – “o jeans mais sustentável do Brasil”. O novo Malwee Jeans é produzido com uma redução de no mínimo 80% de uso da água no processo fabril, podendo chegar a até 98% menos água utilizada durante a sua produção (o equivalente a um copo de 200 ml).
Outra novidade do novo jeito de fazer jeans da Malwee é que as peças são fabricadas sem químicos nocivos ao meio ambiente, comumente utilizados pela indústria têxtil. Em substituição a eles, a marca passou a utilizar químicos orgânicos. De acordo com a Gerente da marca, Patrícia Calixto, até a aviamentação foi repensada: a marca trocou etiquetas convencionais por materiais reciclados. Os tecidos também foram desenvolvidos para garantir maior conforto, vestibilidade e durabilidade, fabricados com tecnologia flex jeans, que garante a não deformação das peças durante o uso.
“É uma revolução na forma de produzir o jeans! Uma vez que o processo convencional de lavanderia possui alto impacto ambiental, consumindo muita água, químicos nocivos e energia, nós queremos conscientizar a indústria têxtil e de moda em geral, e principalmente os nossos consumidores de que é possível produzir de um jeito diferente, de forma mais sustentável, durável e com preço acessível”, defende Patricia.
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Uma das grandes inovações por trás do novo Malwee Jeans é a utilização de laser para reproduzir os efeitos de tingimento e desgastes nas peças. Esses efeitos são desenhados em um software e aplicados por um equipamento de alta precisão. O uso dos feixes de laser nessa fase do processo elimina grande parte da água e químicos nocivos, que seriam utilizados num processo convencional.
Para provar que a moda sustentável cabe em todos os gostos e estilos, o lançamento do “jeans mais sustentável do Brasil” conta com peças de diferentes modelagens e cortes, incluindo as famosas flare, mom e boyfriend. O destaque da linha, porém, fica a cargo da skinny e da modelagem push up, os carros-chefes da marca. “Pensamos em diferentes corpos e em diferentes estilos para criar o jeans com a melhor experiência de uso possível. O jeans é um ícone atemporal da moda e faz parte do dia a dia de todos nós. Nenhuma peça do nosso guarda-roupas é tão coringa quanto ele”, reforça Patricia.
As peças podem ser adquiridas no e-commerce da marca e também nas principais lojas multimarcas que vendem a Malwee em todo o Brasil.
Lab Malwee Jeans: tecnologia inédita na América Latina
Para produzir o novo Malwee Jeans, o Grupo Malwee, que detém a marca homônima, investiu R$ 9 milhões em um laboratório de desenvolvimento com tecnologia inédita na América Latina, embarcada da Espanha e desenvolvida pela empresa Jeanologia. Segundo a companhia, além da Malwee, apenas outras quatro empresas no mundo possuem esse tipo de processo completo para a fabricação de jeans, conhecido como “Lavanderia 5.0”. O novo Lab Malwee Jeans traz ainda mais eficiência reduzindo o lead time de produção. Isso tudo sem alterar as características do produto final. Na verdade, é possível ainda aumentar as variações de acabamento e detalhes.
Pioneiro em sustentabilidade na moda, o Grupo Malwee é reconhecido como uma das 20 empresas mais transparentes do mundo, segundo a última edição do Índice de Transparência da Moda (2019), graças ao histórico de investimentos ambientais que vai da criação e manutenção do Parque Malwee (criado em 1978 e símbolo do compromisso da companhia com a preservação ambiental) ao uso de matérias-primas sustentáveis em suas coleções, incluindo investimentos em reuso de água e energia ecoeficiente em todas as suas fábricas.
“A indústria da moda é cheia de discrepâncias: em uma ponta da cadeia, temos todo o luxo e glamour que a moda proporciona; e, na outra ponta, infelizmente ainda nos deparamos com processos fabris altamente poluentes e prejudiciais ao meio ambiente. É nossa responsabilidade e obrigação refletir sobre eventuais impactos negativos que essa indústria causa na sociedade e buscar soluções que garantam de fato a sustentabilidade no negócio, e no produto que chega para o consumidor”, observa o CEO do Grupo Malwee, Guilherme Weege. “Hoje, celebramos mais uma etapa do nosso objetivo de diminuir significativamente o impacto dos nossos produtos no meio ambiente, mas acreditamos que esse seja só o começo e que ainda temos muito a fazer”, explica o executivo.